
Restaurações de zircónia KATANA: pré-tratamento para cimentação adesiva
O pré-requisito para a cimentação adesiva é uma ligação fiável entre o dente e o material de restauração. A qualidade da união depende do cimento resinoso e da sua correcta aplicação. O estado da superfície de aderência também desempenha um papel decisivo. As superfícies dos dentes e das restaurações devem ser condicionadas e limpas.
Falámos com o Dr. Adham Elsayed.
Como é que a superfície deve ser pré-tratada ou condicionada para a cimentação adesiva?
O pré-tratamento da superfície depende da estrutura ou microestrutura da cerâmica. As cerâmicas de silicato (por exemplo, cerâmicas de vidro) têm uma fase vítrea e podem ser gravadas. O condicionamento aumenta a área da superfície, preparando-a assim para a cimentação adesiva. Em contraste, as cerâmicas à base de óxido, como a zircónia e os compósitos, não têm fase vítrea ou têm uma fase vítrea insignificante. Não podem ser gravados. A sua superfície é condicionada por abrasão a ar (com óxido de alumínio). Este é o único método actualmente comprovado cientificamente para conseguir uma ligação fiável com estes materiais.
Qual a importância de uma limpeza correcta do dente e da superfície da restauração para a qualidade da adesão?
A superfície da restauração deve ser descontaminada imediatamente antes da cimentação. A contaminação deve ser cuidadosamente removida. A lavagem com água ou álcool revelou-se insuficiente. Por conseguinte, foram desenvolvidas soluções de limpeza como o KATANA Cleaner.
Esfregar, enxaguar e secar: alguns passos para procedimentos de colagem óptimos. Ao contrário de outros produtos de limpeza, que têm de ser esfregados durante mais tempo e só são adequados para utilização extra-oral devido ao seu elevado valor de pH, o KATANA Cleaner é aplicado em 10 segundos e é adequado tanto para utilização intra-oral como extra-oral.
Qualquer contaminação é prejudicial para a ligação adesiva. Quando a restauração é testada, por exemplo, a sua superfície fica contaminada. A saliva, eventualmente o sangue, etc. acumulam-se e as proteínas contidas actuam isolando todos os componentes aplicados posteriormente (por exemplo, o iniciador). Por conseguinte, qualquer contaminação deve ser cuidadosamente removida antes do procedimento de colagem. Isto também se aplica às restaurações adesivas directas. O KATANA Cleaner oferece uma forma rápida e fácil de realizar esta tarefa.
O que torna o KATANA Cleaner tão interessante para o utilizador?
As características especiais do KATANA Cleaner são o sal MDP integrado e o valor de pH suave. Vejamos a função do sal MDP. Ao esfregar (durante 10 segundos), o detergente faz com que as partículas contaminantes (por exemplo, resíduos de processos, proteínas da saliva, sangue, etc.) adiram ao sal MDP como um íman. A contaminação é removida da superfície através de uma lavagem com água. Esta capacidade é atribuível ao sal MDP e torna o KATANA Cleaner atractivo e fácil de utilizar. Além disso, o valor do pH permite-nos utilizar a solução de limpeza tanto intra-oral como extra-oral, outra característica especial. Em geral, recomendamos a utilização do KATANA Cleaner para restaurações directas e indirectas. Graças à aplicabilidade universal da solução de limpeza, é necessário apenas um material e o tempo necessário é extremamente reduzido. Ao colar pilares a uma base de titânio, recomenda-se também a limpeza com KATANA Cleaner, uma vez que proporciona uma base ideal (antes da aplicação do primário). Neste caso, a contaminação (por exemplo, gordura dos dedos, resíduos de abrasivos do ar) também pode actuar como isolante e prejudicar a qualidade da ligação.
Referências:
1. Ladha K, Verma M. Conventional and contemporary luting cements: an overview. J Indian Prosthodont Soc. 2010;10(2):79-88.
2. Edelhoff D, Özcan M. To what extent does the longevity of fixed dental prostheses depend on the function of the cement? Working Group 4 materials: cementation. Clin Oral Implants Res. 2007;18 Suppl 3:193-204.
3. Güth JF, Stawarczyk B, Edelhoff D, Liebermann A. Zirconia and its novel compositions: What do clinicians need to know? Quintessence Int. 2019;50(7):512-20.
4. Smith CT, Gary JJ, Conkin JE, Franks HL. Effective taper criterion for the full veneer crown preparation in preclinical prosthodontics. J Prosthodont. 1999;8(3):196-200.
5. Uy JN, Neo JC, Chan SH. The effect of tooth and foundation restoration heights on the load fatigue performance of cast crowns. J Prosthet Dent. 2010;104(5):318-24.
- 14 de mai de 2023