O monómero MDP: Onde estaríamos sem ele?

Em 1976, a Kuraray introduziu o seu primeiro monómero adesivo - o monómero de fosfato Fenil-P. Nos anos seguintes, o compromisso da empresa com a investigação e desenvolvimento levou a esforços contínuos para melhorar e aperfeiçoar a estrutura molecular deste monómero. A Kuraray acabou por atingir este objetivo ao criar uma molécula com maior capacidade de aderência à estrutura dentária, baixa solubilidade e eficácia na ligação ao metal: o monómero MDP.

Desenvolvido e patenteado pela Kuraray em 1981, o monómero MDP continua a ser, até hoje, o principal monómero funcional para uma adesão fiável a vários substratos, incluindo o esmalte e a dentina. A investigação tem demonstrado repetidamente que os produtos que utilizam este monómero criam adesões duradouras e estáveis a longo prazo aos tecidos dentários, metais não nobres e cerâmica de zircónia. Em suma, é difícil saber onde estaria a dentisteria dentária adesiva sem o monómero MDP.

 

Um nível de pureza inigualável

Um dos segredos subjacentes ao êxito do monómero MDP da Kuraray Noritake é a sua natureza única de alta qualidade. A patente que a Kuraray detinha sobre o monómero expirou, abrindo o mercado a outros fabricantes para sintetizarem o seu próprio MDP. No entanto, um estudo realizado por Yoshihara et al.1 mostrou que, dos três monómeros MDP adesivos que examinaram, as diferenças nos níveis de pureza eram visíveis e afetavam a intensidade da nano-capa e a força de adesão resultante. Sem surpresa, a medida da força de adesão apresentada pelo MDP original e altamente purificado da Kuraray Noritake foi a mais elevada.

"É muito claro que o monómero MDP é um dos monómeros mais eficazes disponíveis, dado o seu potencial de ligação química primária à hidroxiapatite", afirmou o Prof. Bart Van Meerbeek, uma das principais autoridades em agentes de adesão dentária, numa entrevista ao Dental Tribune International.

"Essencialmente, um adesivo universal que contenha uma elevada concentração de monómero MDP muito puro deverá ter o melhor desempenho", acrescentou, quando questionado sobre os sistemas de adesão universais.

 

 

Um monómero com muitas aplicações

O primeiro produto da Kuraray a utilizar o monómero MDP foi o cimento de resina PANAVIA EX. Introduzido em 1983, o PANAVIA EX tornou-se rapidamente conhecido como um facilitador de uma adesão fiável. A família PANAVIA de cimentos resinosos adesivos, incluindo o PANAVIA V5 e o PANAVIA SA Cement Universal, continua a utilizar o monómero MDP para proporcionar uma adesão de primeira classe aos profissionais de medicina dentária em todo o mundo.

Naturalmente, o monómero MDP constitui a espinha dorsal de uma série de produtos da atual gama de sistemas de adesão CLEARFIL da Kuraray Noritake Dental, como o padrão de referência CLEARFIL SE BOND 2, um agente de união suave de dois passos, autocondicionante e fotopolimerizável. O CLEARFIL Universal Bond Quick, o agente de adesão dentária universal de um só passo da empresa, utiliza a tecnologia de adesão rápida. A combinação sinérgica do monómero MDP original e dos monómeros de amida hidrofílicos cria uma adesão duradoura mais rápida e mais fácil do que nunca.

Há mais de 40 anos que existem provas, e a conclusão é clara: o monómero MDP da Kuraray Noritake Dental mudou a adesão dentária para melhor.

 

Referências

1. Yoshihara K. et al. Functional monomer impurity affects adhesive performance. Dent Mater. 2015 Dec;31(12):1493–1501.